• natashacohn29

Pajens e damas de honra: 10 entradas diferentes para eles

Atualizado: 17 de Abr de 2018

Origem das damas e pajens:

Há muitas versões sobre a origem do papel da dama de honra e do pajem nos casamentos. Alguns dizem que as damas surgiram como artimanha para enganar e proteger as noivas dos espíritos maus que apareciam para prejudicar a vida dos recém-casados, por isso elas se vestiam iguais à noiva. Outros dizem que, na Idade Média, as crianças vestiam as suas melhores roupas nos dias de casamentos e corriam pelo vilarejo avisando as pessoas que noivos chegaram. E assim surgiram os pajens e as daminhas.

No Brasil, as damas de honra e os pajens são crianças que embelezam ainda mais a cerimônia,  que levam ao altar as alianças, plaquinhas com frases, brinquedos, ursinhos de pelúcia e por aí vai… cada noiva pode criar coisas diferentes para as daminhas e pajens entrarem de acordo com o seu gosto. Já nos Estados Unidos e em alguns países europeus, as damas de honra geralmente são adultas e irmãs, primas ou amigas da noiva. E elas têm a função de auxiliar a noiva durante os preparativos do casamento.

Existem diversas formas de realizar a entrada das daminhas e dos pajens. Hoje vou falar  sobre as 10 entradas mais modernas, por isso separei algumas ideias para você se inspirar.!



A 1º entrada é com placas ou letras:

Ideal para qualquer tipo de celebração, tanto na igreja quanto ao ar livre.

Você pode escrever plaquinhas com frases tradicionais como: “Prepare o seu coração, aí vem o amor da sua vida…”


Agora vamos para o 2º tipo de entrada para as damas e pajens:

Entrada com fantasias:

Essa entrada é recomendada para celebrações ao ar livre ou em espaços que não sejam religiosos, a entrada com fantasias incentiva as crianças a participarem e tira um pouco do ar de formalidade. Você pode perguntar, no caso do pajem, se ele aceita ser o Batman no seu casamento, ou, no caso da daminha, se ela aceita ser a fadinha.

Vai ficar bem legal esse convite né?! E vai ser praticamente impossível ele recusar…

A 3ª entrada é com bolhas de sabão:

Ela é perfeita para celebrações ao ar livre, especialmente em áreas verdes. Dá um toque especial no ambiente enquanto as crianças se divertem ao fazerem as bolhinhas.


A 4º entrada é com animais:

A  entrada com animais é recomendada para celebrações ao ar livre, e é escolhida pelos amantes dos bichinhos, afinal o melhor amigo dos noivos não pode faltar nesse momento tão importante. Fofura em dose dupla, né gente?!



A 5ª entrada é com brinquedos ou pelúcia:

É uma ótima opção para as noivinhas que escolhem suas daminhas e pajens com pouca idade, porque assim a criança pode se entreter com o brinquedo durante a celebração. A criança pode levar o seu brinquedo ou sua pelúcia preferida.



A 6ª entrada é com balões:

É uma entrada super romântica, principalmente quando os balões são aqueles metálicos em formato de coração. Mas você não precisa se prender só a esse modelo, grandes balões com as cores da paleta do casamento também dão um toque especial.

A 7ª entrada é com confetes dourados ou purpurina:

Recomendado para celebrações em salões. Essa entrada deixa o ambiente mágico. Já pensou passar por um “tapete” brilhante pelo chão? Bem original, né?





A 8º entrada é com o buquê de marshmallow:

As crianças adoram essa ideia e o melhor: dá para ser feita em todos os tipos de celebrações e elas podem comer após a cerimônia.


A 9ª entrada é com objetos religiosos:

Para os noivos religiosos é uma ótima opção para demonstrar ainda mais a fé.



Agora a 10ª e última entrada, que é a minha preferida, é a entrada motorizada:

Essa entrada é feita com carrinhos ou motos elétricas. A criançada curte, dá para ser feita em qualquer lugar e é perfeita para as crianças menores.




#sonho #damas #pajens #cerimonial

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo